Ana Cláudia Santos - New Talent

Ana Cláudia Santos

Ana Cláudia Santos

25 anos

Lisboa

Poeta

A Ana Cláudia Santos cresceu em Benavente e mudou-se para Lisboa para fazer uma licenciatura em Literatura. Fez ainda o curso em Escrita Literária e outro de Produção e Marketing de Eventos. Em 2017, iniciou o seu projeto poético "LUA", com o qual começou a organizar sessões de poesia. Desde aí declamou a sua poesia em muitos outros locais, a solo ou acompanhada pela guitarra/ sintetizador do músico Diogo Lourenço.

Em 2018, lançou o seu primeiro conjunto de poemas em formato e-book. Dois anos depois, chegou o livro, "Meia-Vida" (ilustrado por João Massano), que já está disponível em formato físico. No final de 2021 foi uma das poetas selecionadas para o Festival de Poesia de Lisboa, onde ganhou uma menção honrosa.

O que faria com 10 mil euros?

Com 10 mil euros gostaria de investir no meu trabalho poético pessoal, e também no meu projeto de eventos de poesia “LUA”. Foi durante a pandemia que criei este conceito, mas como não era possível realizar eventos por causa da Covid, foquei-me noutras formas de partilhar a poesia através das redes sociais. Hoje em dia ser poeta em Portugal requer, além de talento, a oportunidade de poder investir, de forma refletida e estratégica, na nossa carreira. Agora queria continuar a organizar sessões de poesia em Lisboa e em Portugal. Com o “nicho” da poesia a crescer cada vez mais no nosso País, acredito que os poetas (principalmente os emergentes) precisam de sítios e de oportunidades de serem ouvidos recompensados pelo seu trabalho. Com este dinheiro, seria possível alugar um espaço físico, aumentar e consolidar a minha equipa de uma forma mais sustentável, de modo a dar vida a estes eventos, com os quais sonho poder dar algum retorno monetário aos poetas participantes. Com o dinheiro poderia ainda investir de uma forma mais livre no meu próximo livro, “MEIA-VIDA”, criado e editado durante o confinamento. Desde o processo de revisão e ilustração, à publicidade, marketing e lançamento. O outro investimento a fazer seria no desenvolvimento do projeto.

Os meus trabalhos

Para Além da Vida

Para Além da Vida

Poesia, 2017

Antiquário

Antiquário

Poesia, 2018

Terra-a-Terra

Terra-a-Terra

Poesia, 2021