Diogo Costa - New Talent

Diogo Costa

Diogo Costa

25 anos

Serra da Estrela

Músico

Natural da Serra da Estrela, Diogo Costa é um jovem violinista português que desenvolve atividade como músico de orquestra, produtor musical e criador de conteúdos digitais. Começou por estudar violino aos 12 anos de idade passando pelo Conservatório de Música de Seia, a Academia Nacional Superior de Orquestra e a Universidade do Minho. Entusiasta da música do final do séc. XIX e toda a música dos séculos XX e XXI, sente-se particularmente atraído por compositores como Brahms, Elgar, Debussy, Ravel e Stockhausen. Nem por isso deixa de ouvir a melhor pop dos dias de hoje. Para além da atividade que mantém regularmente ao serviço de várias orquestras portuguesas, destacando a Orquestra Sem Fronteiras — um projeto musical e social ao serviço da descentralização da cultura — trabalha regularmente na produção de projetos musicais, como o Festival DME, e na produção de conteúdos digitais como o Podcast Música para “40 Dias”, onde conversa com jovens músicos portugueses em início de carreira.

O que faria com 10 mil euros?

Começaria uma plataforma, em equipa, que se dedicasse à produção de conteúdos digitais na área da música clássica, artes e sociedade.
Sabemos há muito tempo que a música erudita, as artes por extensão, precisam de mais engagement da parte do público para terem maior alcance, talvez por isso sejam menos “consumidas”. Um trabalho neste sentido é fundamental.

Falta criar conteúdos que tenham o poder de interessar mais as pessoas por aquilo que está fora da sua zona de conforto, que expliquem que não há uma “música clássica”. O que há é uma série de géneros de música erudita tão diferentes entre si como a música dos anos 60, 70 ou 80.

Por isso, poria este dinheiro ao serviço da criação de vídeos, textos, concertos, que fizessem a ponte com o nosso quotidiano. É preciso não esquecer que o criador é um ser humano e que não vive numa bolha. Todos os temas e assuntos que nos preocupam na atualidade estão presentes na arte de uma forma política, social, económica, educacional. Uma sociedade alerta para isto, vai saber valorizar mais as suas artes.”

Os meus trabalhos

Vídeo nº4 - Música para 40 Dias

Vídeo nº4 - Música para 40 Dias

Música, 2020

Orquesta Sem Fronteiras

Orquesta Sem Fronteiras

Música, 2020

Podcast Música para 40 Dias

Podcast Música para 40 Dias

Música, 2020

O podcast Música para 40 Dias é o fruto do período de tempo que o delimita. Produzido entre Março e Junho, período de confinamento, apresenta 5 episódios onde se faz o showcase do trabalho de vários jovens músicos portugueses em início de carreira. Acabou por ser um projeto piloto, e que me permitiu começar outras iniciativas de comunicação artística.