Cuscuz
Multidisciplinar designer criativa, nascida em 1994 em Coimbra, Portugal. Licenciada pela UBI, mestre pela Universidade de Lisboa em Práticas Tipográficas Editoriais Contemporâneas com investigação em design social e sustentável.
É fundadora e diretora criativa da CUSCUZ, uma marca sustentável de acessórios de moda e design. Os seus produtos são feitos à mão com materiais naturais reutilizados. Um projeto de pai e filha, que valoriza o handmade, produção local. Cada produto pretende transmitir valores de bem-estar dos indivíduos, hábitos de consumo baseados num modelo slow, do movimento "lento", havendo uma desaceleração do ritmo de vida de um material, e a harmonia da sociedade com o meio ambiente. Peças únicas, personalizáveis, intemporais e gender-free, onde a qualidade vem antes da quantidade. Uma marca que assenta na responsabilidade, que se comuniquem histórias, e mensagens de mudança. Uma marca que assenta na responsabilidade, onde se comunica histórias, e mensagens de mudança.
O que faria com 10 mil euros?
Numa sociedade consumista onde ao longo dos anos foi-se retirando qualidade aos materiais para que assim o produto ganhe um valor reduzido, tem que se racionalizar, chegar a uma consciência por parte dos consumidores. Ainda que seja bastante complicado mudar a mentalidade consumidora, precisa-se de marcas transparentes, de comprar mesmos, escolher melhor e fazer com que as coisas durem, cuidando. É momento de se investir no produzido em Portugal, em projetos como a CUSCUZ, em constituir um presente e futuro onde consigamos agir de maneira que a reutilização seja a palavra de ordem e tudo o que seja desperdício seja resgatado, dado uma nova vida. Recorrer à tecnologia e aliar o produzido manualmente, caminhando lado a lado onde se consiga combater as indústrias poluentes que esgotam os recursos naturais sem se preocuparem com as gerações atuais e futuras. Para que exista sustentabilidade na Terra é necessário que se encontre um equilíbrio entre sociedade, a natureza e os seus recursos.