Fábio & Vicky - New Talent

Fábio & Vicky

22 e 26 anos

Lisboa, Portugal

Ilustradores e banda desenhistas

Fábio Veras nasceu em Lisboa, é banda desenhista e frequentou a licenciatura em Desenho na Faculdade de Belas-Artes, em Lisboa. Esta arte sempre foi uma parte vital na sua vida. Em 2016, ganhou o primeiro prémio do concurso de BD da Amadora. Desde aí já participou em
diversas mostras, festivais, concursos e exposições. Em 2018, depois de vencer o primeiro prémio no concurso de BD de Odemira, lançou o seu primeiro álbum de BD profissional “Jardim dos Espectros”, que marca a sua entrada no mercado nacional. Em 2019 lança o seu segundo álbum, distribuído internacionalmente, intitulado “Filhos do Rato”. Posteriormente vence o Prémio Revelação do Ano no Festival de BD da Amadora.

Viktoriya Kurmayeva nasceu na Ucrânia mas desde adolescente que vive em Portugal. É ilustradora e professora de artes plásticas. Licenciou-se em Desenho, na Faculdade de Belas- Artes, em Lisboa. O desenho, bem como a ilustração e a BD têm sido algumas das suas linguagens favoritas. Em 2018 vence o primeiro prémio do concurso de BD da Amadora com uma curta intitulada “Obrigado, volte sempre”. No início do seu percurso procurou temas como a memória e efemeridade. Actualmente, quer compreender melhor a mentalidade moderna e a carência crescente de certos valores. A causa ambiental tem sido uma das suas maiores preocupações enquanto artista.

PUB

O que faria com 10 mil euros?

Há tempos que já se fala nos problemas ambientais no mundo. Mas o que sabemos da condição actual do nosso país? No contexto ambiental, as mudanças e certas ameaças deixaram de ser coisas do futuro. Por isso, achamos relevante elaborar um projecto artístico sobre as recentes problemáticas sociais e ambientais de Portugal. Traçaremos um itinerário nacional que percorre as mais variadas terras e paisagens naturais de norte a sul do país, das cidades ao interior rural, com apenas um caderno e uma câmara em mãos, sendo o desenho e a fotografia a linguagem de cobertura que mostrará pessoas reais e os impactos locais.

A segunda fase do projecto será reunir os desenhos e fotografias originais, anotações gráficas, registos de diálogos e fenómenos, materializando-os numa exposição. Para consumar esta viagem e transmitir as imagens de Portugal que precisamos proteger, iremos lançar um álbum de Banda Desenhada. Uma arte que tem emergido no país graças à sua aproximação ao registo oral, aos temas actuais, e à sua facilidade de acesso. O prémio NiT/Santa Casa seria uma forma de concretizar este projecto e registá-lo numa arte crescente, que juntamente com o património natural de Portugal merece a devida homenagem.

Os meus trabalhos

Obrigado, volte sempre

Obrigado, volte sempre

Curta de BD, 2018

Um simples ato gera grandes consequências: “what goes comes around”.

Passageiros

Passageiros

Desenho, 2017

Pequeno e frágil ser, deixaste o nosso mundo.

The Place of Time

The Place of Time

Gravura, 2018

Sem descrição

Avocado-Man

Avocado-Man

Banda Desenhada, 2018

“Avocado-Man”, da antologia “Humanus”.

S/ título

S/ título

Ilustração, 2017

S/ descrição.