Guel - New Talent

Votação
ENCERRADA

Guel

23 anos

Vila Nova de Gaia, Portugal

Street artist

Miguel Mazeda nasceu em Vila Nova de Gaia, é street artist e tirou a licenciatura em Som e Imagem e o Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas, na Universidade Católica Portuguesa. Começou a interagir com o ambiente urbano, em 2011, sob o nome Guel. É co-autor de um dos murais mais conhecidos no norte do País — o Mural Oliveira do Douro — e desempenhou funções de investigação científica num projeto europeu com elevado impacto económico no setor do audiovisual e multimédia.

Atualmente está a trabalhar com o Vitória Sport Clube, que o contratou para campanha 18/19 dos lugares anuais do clube, mas também para o upgrade estético do estádio do clube, que passou a ter o design da sinalética, murais e grafismos da sua autoria. Apesar de se dedicar muito à street art, Guel tem um portfólio variado com outras disciplinas, como o design gráfico, projetos de que é curador, organizador e comunicador. É co-fundador de uma empresa de comunicação especialista em ativação de marcas com base no trabalho artístico.

 

PUB

O que faria com 10 mil euros?

Neste momento, aproveitava para criar diferentes murais em diferentes cidades (idealmente em diferentes cidades da Europa). Definia as cidades em que pudesse criar essas oportunidades, através de locais apropriados para essas intervenções, parcerias a estabelecer e possíveis festivais em que pudesse intervir. 

Caso não conseguisse definir tudo isto fora do país, procurava internamente fazê-lo em cidades portuguesas. A ideia é que esta “tour” no final, resultasse numa exposição.  O que defini acima passa por uma vontade de interpretar e representar diferentes zonas e culturas e continuar numa procura de desenvolver aquilo que pretendo com o meu trabalho artístico, relacionando o homem e o espaço envolvente, as emoções e os momentos que nos preenchem o quotidiano e as características que singularizam um indivíduo ou uma sociedade. Procuro enriquecer o meu trabalho da mesma forma que valorizo o local em que intervenho.

Este desejo passa por me envolver com a comunidade, presenciar os seus costumes e no fim dessa vivência poder representar essa zona, as suas gentes, algo que a singularize da melhor forma possível. Quanto mais conseguir essa proximidade com as pessoas, melhor para o trabalho que pretendo desenvolver e para o enriquecimento enquanto artista que procuro.

Os meus trabalhos

Saudade

Saudade

Mural, 2018

Spray sobre parede, em Vila Nova de Gaia.

Quando eu era pequenino já tinha a mentalidade

Quando eu era pequenino já tinha a mentalidade

Mural, 2019

Mural para o Estádio D. Afonso Henriques. 

#NatureMatters

#NatureMatters

Coleção, 2019

Uma coleção de roupa diferente.

Coreografia White Angels XX anos

Coreografia White Angels XX anos

Mural, 2019

Obra para a celebração dos XX anos dos White Angels.

Tied In

Tied In

Mural, 2016

Um trabalho sobre dualidades.