Ladeira - New Talent

Votação
ENCERRADA

Ladeira

27 anos

Porto, Portugal

Artista plástico e ilustrador

Ricardo Ladeira nasceu no Porto, é ilustrador e artista plástico, e tem uma licenciatura em Arte e Design na Escola Superior de Educação de Coimbra. Foi na cidade de Coimbra onde começou a sua atividade como ilustrador e artista plástico. Desde então, tem participado em várias iniciativas na área da ilustração, colaborando com várias instituições como é o caso do Museu Municipal de Coimbra, Licor Beirão, Revista Sábado, Casa Pia ou Renault.

O portuense é o ilustrador vencedor da terceira edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce. Participa também regularmente em exposições individuais e coletivas. Atualmente trabalha como ilustrador na empresa Advancis Business Services, em Matosinhos. É também um dos artistas presentes na Apaixonarte, uma plataforma que aposta em artistas emergentes. Os seus desenhos têm sempre um elemento pessoal, quer sejam situações vividas pelo ilustrador ou metáforas para sentimentos.

PUB

O que faria com 10 mil euros?

Era uma vez uma criança que brincava ao faz de conta numa pequena aldeia, onde vivia aventuras com dragões e castelos, monstros e heróis. Imaginava e logo desenhava. A necessidade de os visualizar era enorme, que outros vissem as coisas como eu vejo, partilhar com o mundo, torná-los reais. Hoje quero inspirar da mesma maneira que artistas, filmes, livros e desenhos animados fizeram comigo. Ter esta chance é um privilégio.

São muitos os projetos e ideais que tenho guardados na gaveta, ansiosos para ver a luz do dia, à espera de um pequeno empurrão. Sinto que este é o momento de dar um salto na minha carreira, alcançar um novo patamar. Com esta bolsa terei a oportunidade de editar dois livros ilustrados, sendo que um será sobre as minhas queridas carpideiras, com texto escrito pelo autor João Cadete e o outro uma lenga lenga do actor de teatro Miguel Lança. Pretendo também investir no meu grande sonho que começa a dar uns pequenos passos ainda no escuro, realizar uma curta metragem de animação. Se tudo correr bem irá ser uma historia com uma abordagem metafórica ao conceito saudade.

Os meus trabalhos

Vício

Vício

Escultura, 2016

Um alerta para os perigos do tabaco.

Homem-Cacto

Homem-Cacto

Escultura, 2016

Massa de modelar, barro.

Monstro

Monstro

Ilustração, 2019

Por vezes existe algo dentro de nós, um monstro?

Carpideiras

Carpideiras

Escultura, 2015

Carpideiras – técnica mista

Carl Sagan

Carl Sagan

Ilustração, 2017

 Ilustração do astrónomo e astrofísico Carl Sagan.