Pedro Branco - New Talent

Votação
ENCERRADA

Pedro Branco

27 anos

Lisboa, Portugal

Músico Jazz

Pedro Branco nasceu em Lisboa, é músico de jazz, licenciado e actualmente professor na Universidade Lusíada de Lisboa. Teve uma bolsa de mérito durante os três anos do curso e recebeu uma menção honrosa na “Festa do Jazz São Luiz” para “Melhor Instrumentista”. Continua os estudos no Conservatorium van Amsterdam onde termina a segunda licenciatura e o mestrado em “Jazz Studies” com 9 valores (em 10). Chega ao final da competição “Keep an Eye Records” como membro integrante da banda TINO e participa em competições como Pitch hema Dichter bij de Muziek de Annelie Koning, no Grachten Festival “Pitch Thema Dichter bij de Muziek” ou no doc “Een Onvergetelijk afscheid”.

Em 2018, recebe também o prémio Músico Revelação na RTP/Festa do Jazz. Conta já com uma extensa discografia como líder e co-líder de projetos dos quais se podem destacar João Hasselberg e Pedro Branco (Clean Feed), Old Mountain ou EEL SLAP!. Actualmente é membro integrante dos mais variados projectos nacionais tais como Tiago Bettencourt, You Can’t Win, Charlie Brown, Afonso Cabral, Marinho, Tainá ou Nádia Schilling, tendo tocados nos principais palcos e festivais nacionais tais como o NOS Alive, Meo Marés Vivas, Bons Sons, Casa da Música ou o Coliseu de Lisboa.

 

PUB

O que faria com 10 mil euros?

Aproveitaria o dinheiro para conseguir desenvolver o meu projecto pessoal de conciliar várias áreas multidisciplinares e fundi-las com a minha principal área profissional e de interesse: a improvisação livre. Como músico improvisador sinto cada vez mais uma necessidade de exploração que vai bastante além de uma só forma de expressão. Essa necessidade surge de uma procura pessoal mas também de um conjunto de factores externos que fazem com que a única forma de fazer essa pesquisa de uma forma plena seja através de caminhos não familiares. Ainda assim, com traços e processos semelhantes (ou não).

Dessa forma o uso desse dinheiro seria utilizado para um sonho antigo de criar uma performance não só limitada à música, mas sim tornando-a o ponto de partida para essa procura através de outra formas de expressão (dança) e também outras ferramentas (uso do espaço, luzes). Tendo as ferramentas ideias para trabalhar o objectivo passaria pela gravação de um disco bem como gravação vídeo da instalação realizada depois de uma residência artística em local a designar.

Os meus trabalhos

Old Mountain - Suite to a Young Poet

Old Mountain - Suite to a Young Poet

Vídeo, 2018

Juntamente com João Sousa, compõe os Old Mountain.

Pedro Branco e João Hasselberg no Seixal Jazz

Pedro Branco e João Hasselberg no Seixal Jazz

Vídeo, 2018

Pedro Branco tem uma dupla com o músico João Hasselberg.

Pedro Branco Quarter - Lemon Party

Pedro Branco Quarter - Lemon Party

Vídeo, 2019

Pedro Branco é ainda o líder de Pedro Branco Quartet.

Stories

Stories

Formação musical, 2019

Pedro Branco junta-se a outros dos três mais criativos e requisitados músicos do panorama nacional.

 

Em tour com YCWCB

Em tour com YCWCB

Formação musical, 2019

Catorze concertos num mês e meio.